G-HISTORY

1 dos melhores forums antigos!!!
 
InícioPortalGaleriaCalendárioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-seRádio Teko

Compartilhe | 
 

 BERNARDINO MACHADO

Ir em baixo 
AutorMensagem
cobra
Admin
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 166
Idade : 55
Localização : açores
Emprego/lazer : motorista
Data de inscrição : 29/08/2007

MensagemAssunto: BERNARDINO MACHADO   Qua Ago 29, 2007 8:02 am

Político dos mais notáveis da 1.ª República Portuguesa.



No tempo da Monarquia pertenceu ao Partido Regenerador e foi deputado. Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria no primeiro Governo presidido por Hintze Ribeiro. Desiludido da Monarquia, aderiu ao Partido Republicano.

Implantada a República foi ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo Provisório. Desenvolveu então uma importante acção diplomática. Vencido por Manuel de Arriaga na Candidatura à Presidência da República é nomeado ministro de Portugal no Brasil. Num momento muito difícil da vida portuguesa é chamado a Portugal a fim de constituir governo. A sua acção governamental foi prejudicada sobretudo pela eclosão da primeira guerra mundial. Incansável partidário da nossa intervenção na guerra, era presidente da República quando a Alemanha declarou guerra a Portugal.

Em 1917 recusou-se a transmitir os poderes presidenciais aos vencedores da revolução chefiada por Sidónio Pais sendo por isso aprisionado, destituído e banido do País. Regressando à Pátria em 1919 é conduzido outra vez à chefia do governo em 1921. Mas ante um golpe militar republicano apresentou a demissão do seu governo.

Em 1925 é eleito pela segunda vez presidente da República, cargo que desempenhava quando eclodiu o movimento de 28 de Maio de 1926. Bernardino Machado timbrou sempre em dar o exemplo das virtudes que exalçava a da conduta que desejava ver seguida pelos outros. Dotado de excepcionais faculdades de escritor, deixou uma obra escrita muito vasta que, apesar de demasiado fragmentária, é quase sempre deveras notável.



Ficha genealógica:
Bernardino Luís Machado Guimarães nasceu no Rio de Janeiro a 28 de Março de 1851 e morreu no Porto em 29 de Abril de 1944. Casou em Janeiro de 1882 com Elzira Gonçalves Pereira, tendo nascido do consórcio:

1. Jerónima Dantas Machado, nascida por volta de 1890. Casou com o escritor Aquilino Ribeiro .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
BERNARDINO MACHADO
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» FORÇAS PARA RECOMEÇAR - Schellida / Eliana Machado Coelho
» Ponte das lembranças - Schellida / Eliana Machado Coelho
» República Velha
» CONHECENDO PASTOR CESINO ESPOSA E A OBRA GIDEÕES M. DA ULTIMA HORA .
» CASCATA DE LUZ - Luiz Sérgio / Irene Pacheco Machado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G-HISTORY :: ..::Reis, Rainhas e Presidentes de Portugal::.. :: Presidentes de Portugal-
Ir para: